O desenvolvimento do mercado através do canal indireto tem sido uma estratégia adotada por muitas marcas.
Gostaria de assinar a Newsletter – ExportUP
Vantagens para a marca
Nomear distribuidores com uma estrutura própria, capacidade e disposição de explorar mais oportunidades é sem dúvida eficaz para cobrir território e crescer rapidamente já que muitos já possuem uma rede de contatos e conhecimento do mercado local que facilitam os negócios.
Além disso, trabalhar com uma estrutura de canal indireto em geral entrega também o benefício de uma maior agilidade e flexibilidade no atendimento de clientes à medida em que estão mais próximos da necessidade e se adaptam mais facilmente do que empresas com uma carga maior de burocracia.
Mas e para o distribuidor que vai escolher representar uma marca, quais são as vantagens?
Vantagens para o distribuidor
Ter uma grande marca ao seu lado com certeza pode abrir muitas novas portas, seja pela segurança adicional de ter uma empresa consolidada que confia em você ou pelo acesso a novos mercados e clientes com o crescimento do portfólio.
O acesso a soluções validadas, treinamento e suporte com investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento sendo feitos pela marca são também sem dúvidas benefícios que aumentam as vendas sem a necessidade do nível de investimento que seria necessário para fazer o mesmo por conta própria.
Essa associação entre empresas pode ser muito vantajosa para ambas, mas sendo essa uma decisão tão importante que envolve um grande investimento de tempo e recursos, assim como as marcas escolhem cuidadosamente seus possíveis representantes, o distribuidor também deve fazer o mesmo para certificar que será uma parceria duradoura e frutífera que promova a continuidade e o crescimento saudável dos negócios.
O que considerar na escolha?
- Identifique seu mercado-alvo: Identifique seus interesses, experiência e conhecimento nessa área. Isso ajudará a limitar suas opções e direcionar sua pesquisa para empresas adequadas ao seu perfil.
- Pesquise as empresas: Realize uma pesquisa detalhada sobre as empresas que operam no seu mercado-alvo. Analise seus produtos, reputação, histórico, posicionamento no mercado, modelos de negócios e valores corporativos. Considere também o tamanho e a estabilidade financeira das empresas.
- Alcance da marca: Este fator pode determinar a facilidade de ser recebido por novos clientes. O mercado atuante e a exposição da marca determinam o alcance, que pode ser regional, nacional ou global. Analise a melhor opção de acordo com seu público-alvo.
- Avalie a demanda e a concorrência: Analise a demanda pelos produtos da empresa e verifique se há espaço para crescimento. Considere se a empresa oferece diferenciais que possam ajudá-lo a se destacar no mercado.
- Investimento em inovação: O mercado está me constante evolução e os concorrentes também. Inovar continuamente no portfólio de soluções oferecidas é fundamental para assegurar que você conseguirá atender o que seus clientes precisam.
- Requisitos e termos de distribuição: Obtenha informações detalhadas sobre os requisitos e termos de distribuição de cada empresa. Isso pode incluir critérios de seleção, investimento inicial, estrutura de remuneração, território, suporte de marketing e treinamento. Verifique se você atende a esses requisitos e se está confortável com os termos propostos.
- Transparência em informações: O compartilhamento de informações e a troca de experiências e conhecimento de forma aberta é fundamental para uma parceria saudável e produtiva. Escolha uma empresa que queira ser sua parceira de longo prazo e crescer junto com você.
Estes são alguns dos principais pontos a considerar para tomar uma decisão informada. Com base em todas as informações coletadas, avalie as vantagens e desvantagens de cada empresa e tome uma decisão consciente que esteja alinhada com seus objetivos, recursos e valores.