Você já se pegou empolgado com uma nova iniciativa, a equipe animada e pronta para transformá-la em realidade, apenas para ver a implementação estagnar e percebermos isso muito tempo depois? Se sim, você não está sozinho.
Esta semana em um treinamento, um colega compartilhou a seguinte experiência:
“Elogiamos muito as iniciativas no ano passado, mas percebemos este ano que a grande maioria não foi concluída e não se traduziu em resultados”
Muitos de nós já experimentaram a mesma frustração. Mas por que isso acontece? E mais importante ainda, como podemos evitar que aconteça?
Quero ficar por dentro de mais conteúdos como esse
Muitas iniciativas não são implementadas, e as razões por trás disso são tão variadas quanto as próprias iniciativas. Desde falta de planejamento sólido até problemas de comunicação e recursos inadequados, há uma série de obstáculos que podem surgir no caminho para transformar uma visão em realidade.
Veja como superar alguns dos principais obstáculos:
Buy-in do porquê
Um dos principais culpados por trás do naufrágio de tantas iniciativas é o entendimento do objetivo daquela iniciativa. Já vi exemplos em que as pessoas que seriam mais beneficiadas pela implementação de uma nova solução deixarem-na de lado por outras atividades menos produtivas por não verem o que ganhariam com aquilo.
O compromisso inicial foi com as atividades, não com o objetivo.
Quando nos comprometemos com um objetivo (buy-in), ainda que o planejamento inicial falhe, elaboramos um outro. Quando nos comprometemos com uma atividade, em geral cedemos ao enfrentar obstáculos.
Dicas:
- Ao apresentar uma nova iniciativa, comece pelo porquê, pela necessidade que a motivou.
- Envolva o time na elaboração. As pessoas se comprometem muito mais com algo que elas mesmas propuseram.
Defina metas SMART
Não saber exatamente onde queremos chegar ou quando é um dos obstáculos mais comuns para concluir iniciativas.
Metas SMART, conceito introduzido pelo guru de gestão Peter Drucker, essencialmente nos fazem refletir e estruturar qual o resultado específico que queremos atingir, trazendo mais clareza.
Elas devem ser:
- S (específicas): defina exatamente o que quer alcançar
- M (mensuráveis): defina uma métrica que responderá sem sombra de dúvidas que você alcançou sua meta
- A (atingíveis): você deve ser capaz de atingir a meta
- R (relevantes): a meta deve ser relevante para a empresa, em linha com os objetivos macro
- T (com tempo definido): defina quando você atingirá essa meta
Exemplo: Alcançar 23% de crescimento no faturamento das exportações para os Estados Unidos comparado com o mesmo período do ano anterior até o fim do primeiro semestre deste ano
Transforme as iniciativas em projetos profissionais
Segundo a PMI, um projeto é uma série de tarefas estruturadas, atividades e entregas que são cuidadosamente executadas para atingir um resultado desejado.
Projetos nos forçam a planejar e fornecem estrutura, fatores que aumentam as chances de sucesso.
Dica: invista tempo no planejamento das atividades e recursos. Envolva a equipe para ser mais realista e trabalhar o buy-in.
Comemore seus sucessos
Estimular a continuidade e a repetibilidade de resultados desejados é uma estratégia de sucesso. Comemorar as conclusões e resultados alcançados promove o anseio da equipe por esse momento.
Dicas:
- Combine com a equipe também qual o gatilho e como vocês vão comemorar o sucesso da iniciativa
- Reforce este compromisso ao longo do tempo para manter o desejo
Em última análise, transformar uma ideia em realidade não é tarefa fácil. Requer comprometimento, planejamento cuidadoso e trabalho árduo.
Ao superar os obstáculos comuns, adotando uma abordagem estruturada, transparente e promovendo o engajamento, é possível transformar até mesmo as iniciativas mais ambiciosas em resultados tangíveis.
A ExportUP ajuda empresas a desbloquear a iniciativa de internacionalizar seus negócios. Se você quer crescer mais e agora, venha conversar com a gente.